O treinamento funcional é uma forma diferente de praticar a musculação. Nessa modalidade, os alunos focam o treino em movimentos como agachar, empurrar e puxar, tirando a atenção de musculaturas como bíceps, peitorais e quadríceps.
A prática é recomendada para as pessoas em busca de um corpo atlético, mas sem excesso de músculos. O treinamento funcional pode ser praticado por qualquer pessoa, desde crianças até idosos, incluindo gestantes, portadores de necessidades especiais, desde que observem-se as adaptações necessárias para cada perfil de aluno.
O principal objetivo da modalidade é a melhoria das condições físicas do corpo (como força, potência, resistência, agilidade, coordenação e equilíbrio), utilizando o grupo de musculaturas responsáveis pela estabilização e sustentação do tronco.
Conheça os benefícios do treinamento funcional:
Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
Melhoria da postura e equilíbrio muscular;
Diminuição da incidência de lesões;
Melhoria do desempenho atlético;
Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
Aumento da eficiência dos movimentos;
Melhoria do equilíbrio estático e dinâmico;
Aumento da força e coordenação motora;
Fortalecimento da resistência cardiovascular muscular;
Melhoria da lateralidade corporal;
Aumento da flexibilidade e propriocepção (percepção do próprio corpo e sua localização espacial).
Perguntas Frequentes
1. No treinamento funcional também trabalhamos a força?
A força também pode ser trabalhada de forma eficaz, com mais benefícios e resultados que a musculação tradicional. Podemos estimular as diferentes formas de força, seja ela explosiva, resistente e potente, assim como os vários tipos de contração muscular: excêntrica, concêntrica e isométrica.
2. A modalidade contribui para a reabilitação de lesões?
Sim. Assim como na hidroginástica e no Pilates, o treinamento funcional proporciona baixa carga e impacto quando comparado à musculação tradicional, contribuindo para a prevenção e reabilitação de lesões.
3. É possível alcançar resultados semelhantes aos da musculação, com menor esforço?
O treinamento funcional não promove a hipertrofia muscular. Caso esse seja seu objetivo principal, recomendamos a musculação tradicional. Como a maioria dos praticantes da modalidade é iniciante, é comum um ganho inicial de força e uma ligeira hipertrofia, algo comum entre pessoas que começam a se exercitar em qualquer esporte.
Deixe um comentário